Você sabe o que é a impressão térmica? Entenda como funciona e suas vantagens

7 minutos para ler

No Brasil, há diversos tipos de impressoras térmicas disponíveis no mercado. São vários modelos com marcas diferenciadas e preços variados. Os dispositivos são usados para fazer a emissão de recibos, cupons, extratos bancários e etiquetas para a identificação de itens com datas de validade e códigos de barras. Eles são indicados para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Neste post, vou explicar o que é impressão térmica e como funciona o processo para imprimir etiquetas. Além disso, vou falar sobre a importância da compatibilidade dos produtos com a impressora adquirida e a respeito das vantagens que ela pode trazer para a empresa. Aqui, vocês vão encontrar detalhes sobre a automação que está relacionada a esses dispositivos.

Gostariam de saber mais sobre impressão térmica e suas vantagens? Continuem a leitura!

O que é a impressão térmica?

A impressão térmica é um processo utilizado nas empresas para imprimir itens com base em calor. Esse procedimento é muito comum em impressoras de bilhetes de estacionamentos, por exemplo. Os dispositivos que fazem esse trabalho são as impressoras térmicas que confeccionam etiquetas, comprovantes e recibos continuamente.

Existem dois tipos diferentes de impressão térmica. A térmica direta é um método que não utiliza fita ou ribbon, já que a cabeça de impressão esquenta o papel conforme o que vai ser impresso e risca o cupom ou etiqueta. Mas não são todos os papéis que aceitam essa prática.

Os usuários precisam comprar etiquetas térmicas ou rolos de papel específicos. Os produtos desse tipo de impressão não podem ser expostos ao sol, à poeira e à umidade. Eles são utilizados em estabelecimentos com alta demanda e rotatividade, tais como estacionamentos, bancos etc.

Já a impressão por transferência térmica é realizada com o aquecimento da cabeça de impressão que com o contato desta com o ribbon, e do ribbon com a etiqueta. Ocorre uma transferência termal que passa pelo ribbon e vai até a etiqueta para que ela seja impressa.

Nesse caso, o uso do ribbon é indispensável para etiquetas de materiais de diversos tipos, por exemplo, nylon resinado e couché. Essas impressões são resistentes e de acordo com o material da etiqueta elas podem ser expostas a baixas e altas temperaturas, à poeira e à umidade. São ótimas para identificar mercadorias, etiquetar roupas, controle de estoque etc. 

Como funciona a impressão térmica?

As impressoras térmicas recebem o comando de impressão e levam o papel até a zona de aquecimento. Os componentes aquecem os pontos necessários, o papel passa pela cabeça de impressão ou linha térmica que são resistências de aquecimento chamadas de pente térmico. Veja a seguir outros detalhes sobre o funcionamento da impressão térmica!

Densidades

A dissipação do calor elevado forma-se um tempo térmico necessário para a impressão que ocorre com movimentos contínuos de alta resolução. A densidade das impressões é medida em pontos por polegadas e em alguns casos em pontos por milímetro (dpmm). Normalmente as densidades ficam entre 6,8,12 e 24 dpmm.

Cores da impressão

Geralmente as impressões são monocromáticas em escala cinza que pode ser ajustada pela intensidade da temperatura. Mas existem também a opção dicromática que conta com duas cores e sensibilidade diferente ao calor. Vale destacar que os primeiros dispositivos térmicos foram as dos aparelhos de fax, que atualmente estão ultrapassados. 

Hoje, por intermédio da impressão térmica, são impressos diariamente vários tipos de rótulos, etiquetas de preços, protocolos científicos e de medição, bilhetes de transporte público, recibos de entrega de encomendas, de venda e muito mais.

Durabilidade

As impressões térmicas por transferência ficam legíveis durante muitos anos se forem armazenadas e protegidas do calor e da luz. Os itens atuais resistem às influências ambientais por causa do acabamento que se constitui de um revestimento protetor e formulação de qualidade. Os equipamentos contam com ótima durabilidade e melhoram a produtividade. 

Qual é a importância da compatibilidade dos produtos e impressoras?

A compatibilidade dos produtos com a impressora escolhida é muito importante para obter a excelência nos resultados. Na impressão direta são usadas as etiquetas e na impressão por transferência os ribbons. Essas fitas de cera devem ser adequadas para a quantidade de calor e para as velocidades de impressão em cartão ou papel e são fabricadas para uso nos seguintes materiais: 

  • etiquetas de filme de polietileno;
  • cartão;
  • papel;
  • poliéster;
  • polipropileno;
  • PVC.

Utilizando materiais compatíveis, a resistência das impressões aumenta e elas se tornam mais resistentes a riscos, além de não apresentarem manchas ou borrões. As fitas suportam temperaturas baixas ou altas, sendo que essa variante é importante para a produção de peças excelentes. Por outro lado, os dados ficarão nítidos, assim como a leitura do código de barras será facilitada.

Quais são as vantagens da impressão térmica?

A impressão térmica traz inúmeras vantagens para as empresas que fazem uso delas em suas rotinas. As impressoras não precisam de toners ou cartuchos de tinta, como as tradicionais. Dessa maneira, há uma considerável redução de custos. Veja, a seguir, algumas vantagens que podem ser obtidas com a aquisição de equipamentos térmicos.

Velocidade de impressão

A impressão de etiquetas e outros itens é silenciosa e rápida, mais veloz do que ocorre com as impressoras tradicionais. A velocidade agiliza a prestação de serviços e permite a automação comercial. As máquinas imprimem sem a intervenção dos colaboradores, que ficam livres para a realização de atividades mais relevantes.

Antes de fazer a aquisição, é aconselhável verificar a velocidade de impressão e se a legibilidade dos produtos é satisfatória para o atendimento das expectativas. Existem tecnologias capazes de imprimir com perfeição em tempo ideal para o mercado de varejo, sem apresentar impactos na qualidade das imagens ou caracteres dos itens.

Sustentabilidade

Impressoras térmicas são sustentáveis e reduzem o impacto no meio ambiente. Elas utilizam o calor e dispensam o uso de recursos naturais para realizar as impressões. A maioria dos modelos de impressoras não exige manutenção preventiva no corpo do aparelho ou na cabeça de impressão. São fáceis de manusear e não dão problemas ou gastos com manutenções.

Interconectividade

Os equipamentos podem ser colocados em conexão com outros dispositivos devido à sua versatilidade. Vários modelos disponíveis nas lojas físicas ou virtuais contam com periféricos de automação comercial e possibilidade de comunicação por meio de portas USB.

Outros tipos de impressoras podem ser acessados remotamente por mais de um usuário, além de oferecer opção de interface ethernet. Para os casos que exigem mobilidade do equipamento, há alternativas com conexão wi-fi ou bluetooth, as quais são muito práticas.

Enfim, agora vocês já sabem o que é a impressão térmica e entendem como ela funciona, bem como conhecem algumas de suas vantagens. As impressoras que contam com essa tecnologia são equipamentos duráveis e suportam as operações do cotidiano nos estabelecimentos comerciais que necessitam de itens impressos constantemente. Vale a pena usar insumos de qualidade para conservar a sua impressora.

Desejam obter mais informações sobre impressão térmica? Entre em contato conosco agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário